Mercado Cervejeiro

Principais marcas no mercado de cervejas

O mercado cervejeiro é muito diverso, e conhecer os grandes nomes desse mercado torna o consumo ainda mais interessante. Podemos analisar o ponto de vista do market share global ou o valor de marca.

Postada em 02/02/2023 as 16:18


Chinesas à Frente

Quando o assunto é a venda em números absolutos, o mercado é dominado pelas marcas chinesas, pouco conhecidas no Brasil. Isso é natural, já que a China conta com um mercado que atinge a casa dos bilhões de consumidores.

 Dessa forma, a cerveja mais vendida no mundo é a chinesa Snow, com market share de 5,4%. Apesar de ser pouco conhecida fora do país, as vendas dessa cerveja Lager cresceram quase 600% desde 2005.


Maiores do Mundo

A AB InBev (Anheuser-Busch InBev) foi fundada em 2008, a partir da fusão entre a InBev (junção da brasileira Ambev com a belga Interbrew, em 2004) e a americana Anheuser-Busch. A cervejaria é detentora de marcas comerciais como Brahma e Skol, marcas do segmento premium como Stella Artois e artesanais como Colorado, Wäls, Hoegaarden e Patagonia.

Com valor de mercado de US$ 139,5 bilhões e 55% de market share, a AB InBev é a maior cervejaria do mundo.

Na sequência do ranking de share de mercado, estão a Heineken com 21%, detentora de marcas como Eisenbahn e Baden Baden, e o grupo Petropólis com 16%, com marcas como Itaipava, Ampolis e Petra.


Valor de Marca


Segundo a consultoria internacional Brand Finance, a Corona foi a marca de cervejas mais valiosa do mundo em 2020. Com valor de marca superior a 8 milhões de dólares e importada para 120 países, a Corona crescia cerca de 20% ao ano antes da pandemia. Além disso, acredita-se que sua demanda não tenha sido afetada pela infeliz coincidência com o nome do vírus.

 Na sequência do ranking das mais valiosas estão a Heineken, em segundo lugar, e a Budweiser, em terceiro.


 Artesanais em Expansão

De acordo com o Eurominor, as cervejarias artesanais correspondem a apenas 3% do mercado brasileiro. Porém, o crescimento recente no número de registros de cervejarias e cervejas vem se mantendo, e a perspectiva é que essa porcentagem siga aumentando. Nesse sentido, destacam-se as cervejarias independentes, que são aquelas que produzem até 500mil litros mensais e não pertencem a nenhum grande grupo.

Vale dar ênfase às grandes fábricas, como a Cervejaria Santa Catarina, detentora das marcas Saint Bier, Barco, Coruja e Catarina, e a Cervejaria Campo Bom, detentora das marcas Imigração, Roleta Russa e Barbarella.


Â