Mercado CervejeiroProdutos

Nacionais ou importadas: Quais escolher?

Seja para acompanhar um prato, experimentar novos estilos ou brindar um momento especial, uma cerveja sempre vai bem, não é mesmo?

Postada em 02/02/2023 as 16:20


Com a grande gama de produtos disponíveis no mercado, muitos consumidores ficam indecisos na hora de escolher uma cerveja. Além das centenas de rótulos nacionais, os clássicos importados também disputam a atenção nas prateleiras dos supermercados e empórios.

 Mas qual é a melhor opção? A resposta vai depender muito do perfil do consumidor e ocasião de consumo.

Qualidade

Infelizmente, no Brasil ainda existe uma forte impressão de que produtos importados possuem maior qualidade. Porém, isso nem sempre é verdade.

Hoje, o Brasil conta com mais de 1.200 cervejarias instaladas em seu território. O reconhecimento em diversos concursos nacionais e internacionais nos mostram que o país possui sim preocupação com os processos e qualidade da produção de cerveja, mesmo sendo um mercado que ainda engatinha em relação aos países com tradição milenar na fabricação da bebida.


Dessa forma, podemos concluir que tudo dependerá do estilo da cerveja, ingredientes escolhidos e das etapas pelas quais a bebida passa da fábrica até chegar ao consumidor.

Ingredientes

Os ingredientes utilizados na cerveja também irão refletir diretamente no produto. A Escola Belga, por exemplo, é adepta do uso de frutas e especiarias em suas cervejas. Já aqui no Brasil, é comum a utilização de ingredientes regionais para conferir à bebida aquela personalidade tropical brasileira. Até mesmo a origem dos lúpulos utilizados irá ter um grande peso nos aromas e sabores da cerveja. Nesse caso, o gosto pessoal do consumidor é quem manda.

Estilos

A escolha do estilo também ajudará a definir o melhor caminho a seguir. Caso procure por estilos clássicos, vale conhecer cervejas tradicionais importadas, como Paulaner, Urquell ou Guiness. Já para experimentar produtos diferenciados, as cervejarias artesanais brasileiras possuem um grande leque de opções. A nossa dica é a linha Brazilian IPA da Barco, que conta com três diferentes IPAs com adição de frutas: goiaba, manga e tangerina.

Nesse caso, vale sempre avaliar a ocasião em que a cerveja será consumida.


Beba local

Um movimento que se fortalece cada vez mais é o de consumir produtos locais. O conceito “Beba local” implica no incentivo à economia da região em que você está situado, além de favorecer o consumo de cervejas mais frescas, devido à proximidade com o fabricante.


 E aí, decidiu? Não faltam opções para você escolher. Pesquise os estilos e cervejarias que combinem com o seu momento de consumo e aprecie. Cheers!