Seja comercial ou artesanal, a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no Brasil e no mundo. Apesar de terem como base os mesmos quatro ingredientes – água, malte, lúpulo e levedura – há grandes diferenças entre elas.
Postada em 09/08/2023 as 08:57
Cervejas comerciais
As cervejas comerciais, ou
mainstream, são aquelas com maior popularidade e preços mais baixos nas
prateleiras dos supermercados.
Devido ao grande público consumidor, sua fabricação é automatizada e massificada. Para atender essa demanda, é necessário adotar alguns métodos para agilizar a produção em larga escala, como uso de adjuntos como milho, antioxidantes e estabilizantes, ou até mesmo a aceleração no processo de fermentação e maturação.
Dessa forma, os custos se tornam baixos e o produto acaba chegando ao consumidor com preços mais acessÃveis. Entre os estilos mais comuns produzidos nesse formato, estão as American Lagers.
Cervejas artesanais
Por outro lado, o público
consumidor de cervejas artesanais busca maior diferenciação e exclusividade,
transformando o consumo de cerveja em uma experiência mais complexa, envolvendo
diversos aromas e sabores.
Nesse caso, o processo de fabricação acaba se tornando mais sofisticado, sem o uso de adjuntos e com foco na utilização de ingredientes selecionados e diferenciados. Outro fator importante de diferenciação é o acompanhamento do processo, muito mais humanizado nas cervejarias artesanais.
Além disso, a experiência
sensorial também é diferente. No caso das cervejas artesanais há uma grande
variedade de estilos disponÃveis, com caracterÃsticas mais marcantes do que nas
cervejas comerciais, como mais presença de corpo, aromas intensos e sabores
diferenciados
Com o mercado de cervejas em crescimento, o fato é que o consumidor tem cada vez mais opções de escolha, de acordo com o seu gosto particular. E você, qual a sua preferida?