ProdutosDegustação

Saiba como armazenar sua cerveja

Saber armazenar sua cerveja é ideal para melhorar sua experiência de degustação, principalmente quando se trata de temperatura, posição da garrafa, luz e validade. Confira algumas dicas de ouro que trouxemos para você!

Postada em 22/11/2021 as 10:17


Você sabia que as cervejas possuem uma maneira própria de armazenagem? A bebida nem sempre recebe a devida atenção antes de ser servida, mas alguns cuidados no seu armazenamento e temperatura garantem um produto muito melhor no copo. Quem nunca esqueceu uma garrafa no congelador, não é mesmo?

Confira algumas dicas para uma degustação mais prazerosa:


Cerveja não é vinho

A melhor maneira de armazenar as cervejas é de forma vertical. Assim, há uma menor área de contato do líquido com o oxigênio e com a tampa da garrafa, evitando a oxidação da bebida. A oxidação causa sabores indesejados, como gosto de papelão e/ou metálico.

Temperatura ideal

A temperatura pode ser um dos grandes problemas para armazenar cervejas no Brasil, pois o calor deteriora mais rapidamente a bebida. O ideal é usar um ambiente fresco, entre 10ºC e 12ºC para garrafas que serão guardadas por um longo tempo. A geladeira comum é uma alternativa para as que serão consumidas rapidamente.

Se for guardar para tomar em breve, dois ou três graus abaixo da temperatura ideal para o estilo que você vai consumir são recomendados. Assim, ao servir, ela a temperatura aumentará um pouco.


Abrigo de luz

As garrafas âmbar protegem a cerveja da incidência da luz, e as latas mais ainda. Mesmo assim, o recomendado é armazenar as cervejas na sombra. Isso porque a exposição à luz também pode alterar o sabor da cerveja.

Quando expostos aos raios ultravioleta, os lúpulos, que são sensíveis à luz, sofrem uma reação química que libera radicais livres, dando origem a um gosto ruim, conhecido como off flavour.

As cervejas que têm menos lúpulo na sua composição, geralmente mais leves, são as que menos sofrem com a incidência de luz.

Validade

A grande maioria das cervejas foi feita para ser consumida ainda fresca, e não para ser envelhecida. Após um certo período, elas começam a perder suas características de aroma e sabor. Portanto, quanto mais cedo consumir a sua cerveja, melhor.

E aí, tem alguma dica que você usa para guardar suas cervejas que ficou faltando neste artigo?Â